O PAPEL
DA SUPERVISÃO ESCOLAR
Historicamente,
o trabalho do supervisor esteve ligado ao controle, à inspeção ou ao repasse de
técnicas aos professores. Contudo, no contexto atual, o Supervisor tem um papel
político, pedagógico e de liderança no espaço escolar, devendo ser um constante
pesquisador e articulador de todas as esferas que envolvem o processo de
ensino-aprendizagem, de modo a assegurar a qualidade na educação.
Dentro da escola, a função de Supervisora
Pedagógica nem sempre é bem delimitada. Muitos acham que o profissional que
exerce o cargo é um auxiliar do diretor para as questões burocráticas. Outros
acreditam que cabe a ele resolver os problemas disciplinares dos alunos. E o
pedagógico que está na denominação do cargo quase sempre é esquecido. Porém é
essa palavra que define a tarefa do Supervisor: fazer com que os professores se
aprimorem na prática de sala de aula para que os alunos aprendam sempre. Para
isso, ele só tem um caminho: realizar a formação continuada dos docentes da
escola. Os
supervisores devem ser mediadores entre a ideologia da escola e os professores,
por isso responsável em transformar a ação docente em uma ação crítica e
revolucionária. É preciso que na escola existam líderes, supervisores que,
inteligentemente, conquistem os professores, que sejam referência de
conhecimento para eles, fazendo com que repensem suas metodologias e busquem
teorizar suas práticas (práxis). Portanto, o supervisor constitui-se em um
agente de mudanças, facilitador e mediador, oportunizando uma relação de
harmonia entre os interlocutores da instituição. Sua prática não deve está
dissociada da teoria e nem a teoria da prática.
É preciso renascer nos
supervisores, professores e demais profissionais da escola a confiança de que
são protagonistas de uma história da qual só depende deles a direção que vai
tomar e que só a consciência crítica garantirá um futuro menos desumano para
seus filhos e netos. A escola como espaço social que se encarrega de formar
integralmente cidadãos agentes de transformação social, só poderá apresentar
uma boa qualidade na educação se houver uma harmoniosa articulação de objetivos
entre todos os segmentos que compõem a escola. Nesse sentido, uma ação
supervisora que busque a integração e tenha um olhar atento e diferenciado
diante da realidade institucional, será capaz de atender expectativas e
desafios educacionais.
REFERÊNCIAS
REVISTA–Nova Escola.
Parceiros na Aprendizagem. Ano XXI. Nº193. Junho/julho de 2006.
SAVIANI, Dermeval.
Sentido da pedagogia e o papel do Pedagogo. In: Revista da ANDE, São Paulo,
n.9, 1985, p.27-28.
SILVA, NauraSyria F.
Correa da.Supervisão Educacional uma Reflexão Crítica. 3ª. ed. Petrópolis:
Vozes, 1985.
VASCONCELLOS, Celso
dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico
ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad,2006.
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