O Papel do Professor


O PAPEL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS


Nos dias de hoje é preciso formar indivíduos mais globais e críticos que tenham capacidade de interagir no meio em que vivem. Para isso, faz-se necessário iniciar uma nova perspectiva na escola que transcenda os conhecimentos sistematizados, no sentido de romper com a linerialidade da aprendizagem. Para tal, é preciso se preocupar com a perspectiva cultural e gerar questionamentos nos alunos sobre o que fazer e pensar.                                                                        
O professor de Geografia dos anos iniciais tem a obrigação de fazer uso das ferramentas teóricas metodológicas legais que vão contribuir para uma sustentabilidade de seu discurso. A educação é um campo em constante mudança e sendo sua principal função formar pessoas para vida, se faz necessário ter um ideal de formação continuada dos profissionais que atuam nesta área.                             
A charge de Ziraldo mostra como que as notícias hoje estão mais rápidas e todas as pessoas sabem o que esta acontecendo no mundo e ao seu redor. Tudo isso devido as Tecnologias da Informação e Comunicação que estão presentes no nosso cotidiano. Portanto o professor de Geografia dos anos iniciais deve evidenciar com essas ferramentas para desenvolver nos alunos o senso crítico combatendo os preconceitos raciais, discutir as desigualdades sociais e vários outros, buscando desenvolver nos alunos a capacidade de discernimento deste elemento na organização do espaço geográfico. Nesse sentido, esta proposta busca proporcionar aos professores um momento de reflexão sobre a integração e o uso das TIC como instrumento para a criação de espaços dentro da escola que ajudem a desenvolver os sujeitos. Sabemos que a presença de novas tecnologias na educação não garante uma mudança efetiva, mas na atualidade se tornaram indispensáveis.                       
Nesta proposta, podemos perceber que as TIC contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem por possibilitar uma atuação mais participativa, no qual, o aluno se torna sujeito do seu processo de construção do conhecimento. Portanto, as TIC proporcionam um recurso atraente e motivador ao se integrar a um projeto pedagógico que promova um processo de aprendizagem significativa, no qual o aluno é capaz de trabalhar tomando decisões e ao final apresentar um produto, fruto de um processo de construção e reconstrução de sua caminhada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARRAIS, Tadeu P. A. Algumas Considerações Acerca da Globalização e o Discurso sobre o fim do Estado-Nação. 2004. Disponível em: http://www.cefetgo.br/cienciashumanas/humanidades_foco/anteriores/humanidades_3/html/especial.htm. Acesso em 14/07/08.

CORRÊA, Juliane. Sociedade da informação, globalização e educação à distância. Senac, 2007.





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