O PAPEL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NOS ANOS
INICIAIS
Nos dias de hoje é preciso formar
indivíduos mais globais e críticos que tenham capacidade de interagir no meio
em que vivem. Para isso, faz-se necessário iniciar uma nova perspectiva na
escola que transcenda os conhecimentos sistematizados, no sentido de romper com
a linerialidade da aprendizagem. Para tal, é preciso se preocupar com a
perspectiva cultural e gerar questionamentos nos alunos sobre o que fazer e
pensar.
O professor de Geografia dos anos iniciais
tem a obrigação de fazer uso das ferramentas teóricas metodológicas legais que
vão contribuir para uma sustentabilidade de seu discurso. A educação é um campo
em constante mudança e sendo sua principal função formar pessoas para vida, se
faz necessário ter um ideal de formação continuada dos profissionais que atuam
nesta área.
A
charge de Ziraldo mostra como que as notícias hoje estão mais rápidas e todas
as pessoas sabem o que esta acontecendo no mundo e ao seu redor. Tudo isso
devido as Tecnologias da Informação e Comunicação que estão presentes no nosso
cotidiano. Portanto o professor de Geografia dos anos iniciais deve evidenciar
com essas ferramentas para desenvolver nos alunos o senso crítico combatendo os
preconceitos raciais, discutir as desigualdades sociais e vários outros, buscando
desenvolver nos alunos a capacidade de discernimento deste elemento na
organização do espaço geográfico. Nesse sentido, esta proposta busca
proporcionar aos professores um momento de reflexão sobre a integração e o uso
das TIC como instrumento para a criação de espaços dentro da escola que ajudem
a desenvolver os sujeitos. Sabemos que a presença de novas tecnologias na
educação não garante uma mudança efetiva, mas na atualidade se tornaram
indispensáveis.
Nesta proposta, podemos perceber que as TIC
contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem por possibilitar uma atuação
mais participativa, no qual, o aluno se torna sujeito do seu processo de
construção do conhecimento. Portanto, as TIC proporcionam um recurso
atraente e motivador ao se integrar a um projeto pedagógico que promova um
processo de aprendizagem significativa, no qual o aluno é capaz de trabalhar
tomando decisões e ao final apresentar um produto, fruto de um processo de
construção e reconstrução de sua caminhada.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ARRAIS, Tadeu P. A.
Algumas Considerações Acerca da Globalização e o Discurso sobre o fim do
Estado-Nação. 2004. Disponível em: http://www.cefetgo.br/cienciashumanas/humanidades_foco/anteriores/humanidades_3/html/especial.htm.
Acesso em 14/07/08.
CORRÊA,
Juliane. Sociedade da informação, globalização e educação à distância. Senac,
2007.
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