SUPERVISÃO ESCOLAR


O PAPEL DA SUPERVISÃO ESCOLAR

Historicamente, o trabalho do supervisor esteve ligado ao controle, à inspeção ou ao repasse de técnicas aos professores. Contudo, no contexto atual, o Supervisor tem um papel político, pedagógico e de liderança no espaço escolar, devendo ser um constante pesquisador e articulador de todas as esferas que envolvem o processo de ensino-aprendizagem, de modo a assegurar a qualidade na educação.   
  Dentro da escola, a função de Supervisora Pedagógica nem sempre é bem delimitada. Muitos acham que o profissional que exerce o cargo é um auxiliar do diretor para as questões burocráticas. Outros acreditam que cabe a ele resolver os problemas disciplinares dos alunos. E o pedagógico que está na denominação do cargo quase sempre é esquecido. Porém é essa palavra que define a tarefa do Supervisor: fazer com que os professores se aprimorem na prática de sala de aula para que os alunos aprendam sempre. Para isso, ele só tem um caminho: realizar a formação continuada dos docentes da escola. Os supervisores devem ser mediadores entre a ideologia da escola e os professores, por isso responsável em transformar a ação docente em uma ação crítica e revolucionária. É preciso que na escola existam líderes, supervisores que, inteligentemente, conquistem os professores, que sejam referência de conhecimento para eles, fazendo com que repensem suas metodologias e busquem teorizar suas práticas (práxis). Portanto, o supervisor constitui-se em um agente de mudanças, facilitador e mediador, oportunizando uma relação de harmonia entre os interlocutores da instituição. Sua prática não deve está dissociada da teoria e nem a teoria da prática.                                  
  É preciso renascer nos supervisores, professores e demais profissionais da escola a confiança de que são protagonistas de uma história da qual só depende deles a direção que vai tomar e que só a consciência crítica garantirá um futuro menos desumano para seus filhos e netos. A escola como espaço social que se encarrega de formar integralmente cidadãos agentes de transformação social, só poderá apresentar uma boa qualidade na educação se houver uma harmoniosa articulação de objetivos entre todos os segmentos que compõem a escola. Nesse sentido, uma ação supervisora que busque a integração e tenha um olhar atento e diferenciado diante da realidade institucional, será capaz de atender expectativas e desafios educacionais.

REFERÊNCIAS

REVISTA–Nova Escola. Parceiros na Aprendizagem. Ano XXI. Nº193. Junho/julho de 2006.
 SAVIANI, Dermeval. Sentido da pedagogia e o papel do Pedagogo. In: Revista da ANDE, São Paulo, n.9, 1985, p.27-28.

SILVA, NauraSyria F. Correa da.Supervisão Educacional uma Reflexão Crítica. 3ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1985.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad,2006.





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